PARANAGEO

06/06/14 - Policiais militares são capacitados em georreferenciamento para a Copa do Mundo no Brasil

A Polícia Militar realizou, na semana passada, em Brasília, um treinamento com o objetivo de manusear uma ferramenta de georreferenciamento durante a Copa do Mundo, o Sistema Gênesis. O treinamento foi desenvolvido pela Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (SESGE) e está focado nas áreas de interesse operacional dos grandes eventos.
 
Este sistema foi criado inicialmente para atuar na gestão de protocolos a serem implementados em grandes eventos, mas passou a incorporar soluções e oferecer ferramentas cada vez mais eficazes aos usuários envolvidos no gerenciamento e controle de processos e protocolos.
 
Nos próximos dias, o Sistema Gênesis já estará gerando relatórios com as áreas operacionais, especificando os protocolos táticos e gerenciamento de riscos para os processos de tomada de decisão. Baseados em mapas georreferenciados, os gestores da segurança pública terão uma visualização ideal para as definições de protocolos e poderão estabelecer as melhores formas de equacionar os recursos disponíveis, dimensionando áreas de contenção e estabelecendo uma equação de custo/eficiência dentro dos padrões esperados e exigidos para os grandes eventos, incluindo, neste caso, a Copa do Mundo 2014.
 
De acordo com o tenente Daniel Souza, o treinamento está sendo de grande valia ao tempo em que integra o trabalho das diversas forças de segurança pública, nas três esferas,federal, estadual e municipal. “Através desta capacitação podemos melhor visualizar, e assim dinamizar o emprego do efetivo policial, evitando deslocamentos desnecessários de equipes para um mesmo local, mediante a distribuição das funções entre as instituições participantes em grandes eventos”, explicou Daniel.

Fonte: Instituto Geodireito
Data: 25/05/2014