PARANAGEO

28/03/19 - O QUÊ É O GPS ROLLOVER?

Rollover

Os satélites de GPS enviam uma mensagem de comunicação binária de 10 dígitos para a Terra com um “número de semana”, contado de 0000 a 1023. Quando a semana codificada máxima atinge 1024 (o que leva 19,7 anos), o valor do número da semana é redefinido para 0000. O evento GPS Week Rollover acontecerá em 6 de abril de 2019, às 23:59:42 UTC.

Quando acontecerá o GPS Week Rolllover?
O evento GPS Week Rollover acontecerá em 6 de abril de 2019, às 23:59:42 UTC. Esse será o segundo evento global do tipo e afetará todos os usuários da tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS), independentemente da marca. O evento GPS Week Rollover anterior aconteceu em 1999. O próximo acontecerá em 19,7 anos.

Qual o impacto esperado?
Com a ampla variedade de aplicações de tecnologia GPS em uso atualmente, o impacto aos usuários variará dependendo do caso de uso, como em agrimensura com uma base e receptor rover, controle de máquinas, colocação de OEM ou agricultura de precisão. Impactos como tempo de inicialização mais lento e registros de dados incorretos podem ser esperados para algumas combinações de receptor e software se o firmware e o software não estiverem atualizados para as versões mais recentes disponíveis. Na maioria dos casos, recomenda-se atualizar para o firmware mais recente do receptor e as versões mais recentes do software.

O que fazer ?
Atualize desde já o firmware / software para minimizar o impacto do GPS Rollover.
Encontre seu receptor Topcon e as recomendações no endereço abaixo:

https://www.topconpositioning.com/br/gpsrollover#feature-113306

OBS: Caso não encontrar o modelo de seu equipamento ou tiver dúvidas, entrar em contato com a Paraná Geo.