PARANAGEO

05/10/15 - China coloca em órbita o 20º satélite do sistema de navegação Beidou

A China colocou em órbita um satélite de nova geração que irá dar suporte à sua rede de navegação e posicionamento global. O lançamento aconteceu as 7:13 da manhã do dia 30/9, horário local de Pequim.

Lançado do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, o satélite foi levado por um foguete portador Longa Marcha-3B. Este foi o 20º satélite do Sistema de Navegação por Satélite Beidou (BDS, em inglês) a ser lançado, colocando a China um passo mais perto de poder proporcionar uma alternativa viável para o sistema norte-americano de navegação, o GPS.

É a primeira vez que um satélite chinês conta com um relógio atômico de hidrogênio. Uma série de testes relacionados ao relógio e ao novo sistema de navegação serão realizadas, informou o centro de lançamentos.

O projeto Beidou foi oficialmente lançado em 1994, quase 20 anos depois do GPS. O primeiro satélite Beidou foi lançado em 2000. Até 2012, uma rede regional foi formada, proporcionando um sistema de posicionamento, navegação, sincronização e serviços de mensagens na China e em vários outros países da Ásia.

A China planeja expandir os serviços oferecidos pelo Beidou para a maioria dos países cobertos pela iniciativa “Um Cinturão e Uma Rota” até 2018, e oferecer uma cobertura a nível global até 2020.

Fonte: People.cn