Dúvidas frequentes

1 – Como transferir arquivos para o coletor?
Conecte o coletor ao computador usando o cabo USB e aguarde até que o Windows Mobile Device reconheça o dispositivo (caso não tenha esse software instalado, é possível baixá-lo do site da Microsoft). Após identificar o coletor, o aplicativo Windows Mobile abrirá uma janela com opções de conexão. Selecione a opção “Conectar Sem Configurar o Dispositivo”. Em seguida vá em “Gerenciamento de Arquivos” e “Pesquisar Conteúdo do Dispositivo”. Será apresentada a janela Pocket PC. Selecione o cartão de memória (Extended Storage) e depois a pasta X-PAD, e copie o arquivo que deseja importar nessa pasta. Com a obra aberta no X-PAD, vá em “Importa Dados”, escolha o formato do arquivo que deseja importar e selecione o arquivo desejado

2 – No Zenith25, como checar se o receptor está configurado como Base ou como Rover?
Após abrir uma obra, clique em “Configurações” na parte inferior da tela e vá em “Instrumentos”. Será apresentada uma tela com os perfis de Base e Rover cadastrados, e em cada um será apresentado o número de série do aparelho associado ao perfil desta forma basta comparar com o número que está escrito em baixo do receptor para saber se ele está configurado com Base ou Rover.

3 – Em um levantamento RTK com receptores Zenith25, como iniciar a Base e o Rover?
O primeiro passo é iniciar a Base. Com a obra aberta, clique em “Configurações” no canto inferior da tela, depois em “Instrumentos” e encontre o perfil da Base. Após selecionar este perfil clique em “Atual” para conectar com o receptor configurado como base. Concluída a conexão, confirme a configuração clicando em “sim” e após configurado, clique em “Voltar” até retornar à tela “Obra”. Em seguida clique na seta no canto superior direito e escolha o método desejado na tela “Iniciar Base” (Posição Conhecida, Sobre Posição Atual ou Sobre Última Posição). Siga os passos conforme a opção escolhida.
Inicializada a Base, clique novamente em “Configurações” e depois em “Instrumentos”. Será apresentada a tela com os perfis cadastrados. Selecione a configuração de  Rover e clique em “Atual”. Após a conexão com o receptor confirme a configuração clicando em “sim” e após configurado clique em “Voltar” até chegar na tela “Obra”. Então clique na seta no canto superior direito até a tela “Medição”, onde poderá escolher entre os métodos Topo, Auto Topo e Estático para iniciar o levantamento.

4 – Como exportar arquivos no formato RINEX?
Crie um projeto no software Geomax Geo Office (GGO), vá em “Importar”, “Importar Dados Brutos”. Em “Tipo de Arquivo” selecione “Dados de Campo Geomax”, selecione os arquivos de dados brutos e importe para o projeto. Selecione quais arquivos deseja converter para RINEX, clique com o botão direito e selecione “Exportar para RINEX”. Escolha um diretório para salvar os arquivos, e no campo “Tipo de Arquivo” selecione “RINEX 2.11”. Clique em Salvar.

5 – Como processar utilizando o método PPP (Posicionamento por Ponto Preciso) do IBGE?
O processamento dos dados é realizado pelo IBGE. Acesse o site www.ibge.gov.br, vá em “Geociências”, selecione a opção “PPP” e em seguida “Processar Dados”.  Na tela apresentada, clique em “Escolher Arquivo” e selecione o arquivo RINEX que deseja processar. O arquivo a ser processado deverá estar impreterivelmente no formato .zip. Informe um e-mail válido e clique em “Processar”. Concluído o processamento basta fazer o download do relatório que será apresentado na página.

6 – Como fazer a translação de um conjunto de coordenadas levantadas no modo RTK, após processar as coordenadas da estação Base (função Shitf Base)?
Com a obra aberta na página “Obra” selecione a opção “Pontos/Medições/Códigos” e depois “Caderneta”. No canto inferior da tela clique em “Ferramentas” e selecione “SHIFT GPS Base”. Escolha o ponto de Base; no campo Modo deixe Novas Coordenadas e clique em “Próximo”. Na tela seguinte insira as coordenadas corrigidas do ponto Base no sistema WGS84 e clique em “Calcular”.

7 – Como exportar uma obra no formato DXF a partir do software de coleta XPAD?
Com a obra aberta, vá na página “Obra” e selecione a opção “Exportar Dados” e “Envia Dados”, escolha a opção AutoCAD DXF, dê um nome para o arquivo e clique em Salvar.

8 – Como descarregar a estação total série Zoom via pen drive?
No menu principal da estação, conecte o pen drive e selecione a opção “TRANS”, “Exportar” e pressione “Enter”. Na próxima tela, no campo “para” selecione Pen Drive e o tipo de dados que deseja exportar. Selecione a obra que deseja exportar e clique em “CONT”. Na tela Salvar Obra Como selecione o formato que deseja exportar e clique em “CONT”.

9 – Como descarregar a estação total série Zoom via cabo?
Conecte a estação no computador, ligue o aparelho e abra o software Geomax Geo Office Tools. Selecione “Ferramentas”, “Gestor de Intercambio de Dados”, localize a estação e clique no sinal “+” ao lado do nome da estação até encontrar a pasta “Trabalhos/Jobs”. Nela estarão as obras do equipamento. No lado direito da tela escolha uma pasta para salvar os dados e arraste a obra desejada do lado esquerdo para a o direito. Aparecerá uma tela pedindo para selecionar o formato que deverá ser exportado. Clique no formato desejado e “OK”.

10 – Como importar dados para a estação total série Zoom via pen drive?
Carregue o arquivo desejado no pendrive e conecte-o na estação. No menu principal selecione a opção “TRANS”, “Importar” e aperte Enter. Na próxima tela selecione “CONT”. Será apresentada a pasta no pendrive que contém os arquivos. Selecione o arquivo que deseja importar e aperte “CONT”.

11 – Como importar dados para a estação total série Zoom via cabo?
Conecte a estação no computador com o cabo USB que acompanha o equipamento. Ligue a estação, abra o software Geomax Geo Office Tools e vá em “Ferramentas”, “Gestor de Intercambio de Dados”. Localize a estação e clique no símbolo “+” ao lado do nome do equipamento até chegar na pasta “Trabalhos/Jobs”. Nela estarão as obras do equipamento. No lado direito da tela localize a pasta com os dados que deseja importar para a estação. Basta arrastá-los para a pasta de obras.

12 – O computador não reconhece a estação. Como proceder?
Esse problema pode ocorrer por vários motivos. Seguem abaixo alguns itens que podem ser os causadores:
a.    Verifique se o computador possui o aplicativo Windows Mobile Device instalado. Caso não tenha é possível baixá-lo no site da Microsoft.
b.    O cabo de conexão deve ser o tipo Prolific, e o respectivo driver deve ter sido previamente instalado no computador.
c.    Verifique se o driver Geomax está instalado.
d.    A mídia CD que acompanha o equipamento possui todos os drivers necessários. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail suporte@paranageo.com.br.